O que é pesquisa de mercado?
Pesquisa de Mercado é uma das formas mais eficaz de entender o mercado e reduzir a margens de erros nas decisões. É uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados. Possibilita que as empresas conheçam melhor as intenções de compra de seu público-alvo e os detalhes sobre as tendências de seu segmento e obtenham insights para novas estratégias.
Por que realizar uma pesquisa de mercado?
Fazer pesquisas de mercado é essencial para negócios e equipes que desejam orientar melhor suas decisões e possui diversas vantagens como:
➡Conhecer seu público;
➡Entender a concorrência;
➡Analisar a performance dos fornecedores;
➡Identificar melhorias internas;
➡Avaliar satisfação de funcionários;
➡Dimensionar o mercado, entre outras.
Em termos de coleta de dados, existem duas formas de conseguir essas informações estratégicas:
1-Pesquisa primária
É quando você realiza a pesquisa de forma interna, utilizando os recursos da sua própria empresa.
2-Pesquisa secundária
É quando a pesquisa é realizada por órgãos governamentais, instituições de ensinos ou empresas privadas especializadas e fica à disposição para consultas, como estudos acadêmicos, guias e relatórios.
Para realizar a pesquisa de mercado é preciso seguir alguns passos:
➡Definir o objetivo da pesquisa;
➡Estabelecer quem é o público-alvo da pesquisa;
➡Definir o tamanho da amostra da pesquisa;
➡Elaborar o instrumento de coleta (roteiro ou questionário);
➡Validar o instrumento;
➡Coletar os dados em campo;
➡Compilar e tabular os dados.
➡Analisar os dados.
➡Elaborar e apresentar o relatório final.
Identifique qual o melhor tipo de pesquisa de mercado para o seu negócio e aplique, isso fará diferença em seu resultado futuros.
Conte com um profissional especialista na área para te ajudar.
DataMarket - Inteligência de Mercado
Comments