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Foto do escritorKarin Senra

O que é pesquisa de mercado?




Pesquisa de Mercado é uma das formas mais eficaz de entender o mercado e reduzir a margens de erros nas decisões. É uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados. Possibilita que as empresas conheçam melhor as intenções de compra de seu público-alvo e os detalhes sobre as tendências de seu segmento e obtenham insights para novas estratégias.


Por que realizar uma pesquisa de mercado?


Fazer pesquisas de mercado é essencial para negócios e equipes que desejam orientar melhor suas decisões e possui diversas vantagens como:


➡Conhecer seu público;

➡Entender a concorrência;

➡Analisar a performance dos fornecedores;

➡Identificar melhorias internas;

➡Avaliar satisfação de funcionários;

➡Dimensionar o mercado, entre outras.


Em termos de coleta de dados, existem duas formas de conseguir essas informações estratégicas:


1-Pesquisa primária

É quando você realiza a pesquisa de forma interna, utilizando os recursos da sua própria empresa.


2-Pesquisa secundária

É quando a pesquisa é realizada por órgãos governamentais, instituições de ensinos ou empresas privadas especializadas e fica à disposição para consultas, como estudos acadêmicos, guias e relatórios.


Para realizar a pesquisa de mercado é preciso seguir alguns passos:


➡Definir o objetivo da pesquisa;

➡Estabelecer quem é o público-alvo da pesquisa;

➡Definir o tamanho da amostra da pesquisa;

➡Elaborar o instrumento de coleta (roteiro ou questionário);

➡Validar o instrumento;

➡Coletar os dados em campo;

➡Compilar e tabular os dados.

➡Analisar os dados.

➡Elaborar e apresentar o relatório final.


Identifique qual o melhor tipo de pesquisa de mercado para o seu negócio e aplique, isso fará diferença em seu resultado futuros.


Conte com um profissional especialista na área para te ajudar.


DataMarket - Inteligência de Mercado

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